Projeto Abramar

Projeto Abramar

SEDE DA CPMAR

              A ONDE IRÁ FUNCIONAR O CENTRO DE PESQUISA SUBMARINO?

O mais importante é que o Centro seja instalado junto ao mar, facilitando assim as operações marítimas como embarque e desembarque de equipamentos e peças a serem resgatadas para o estudo, além da manutenção pela equipe de profissionais dos sítios: Mergulhadores, Arqueólogos, Pesquisadores, Universidades e afins.

O entorno da baia de todos os santos possui diversos lugares capazes de abrigar o Centro, dentre eles os fortes que ficam localizados a beira mar.

Em 2001 foi apresentada ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) uma proposta para a instalação do Centro de Pesquisa Submarino no FORTE DE SÃO MARCELO. Por estar localizado estrategicamente no meio da baia, ele oferece condições propicia as operações marítimas, facilitando o embarque e desembarque, além de ser um monumento que possui uma arquitetura única e sua historia ligada aos naufrágios, atraindo assim, visitantes de toda a parte do mundo.

O acesso a fortaleza, por estar cercada por agua, torna-se um obstáculo a sua visitação apenas utilizando barcos e, para que possa ser resolvido, além de trazer mais uma atratividade atravez de imagens do fundo do mar, será criado um observatório e um túnel submarino, ligando a fortaleza ao  quebra mar sul ou ao Centro Náutico. (figura ilustrativa abaixo)

IMAGENS DO PROJETO APRESENTADO AO IPHAN EM 2001 













Vista do Observatório submarino (imagem Abramar)



Visão do túnel submarino de acesso a ao observatório e a fortaleza (imagem web)
IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS DO OBSERVATÓRIO SUBMARINO E DO TÚNEL DE ACESSO A FORTALEZA


Uma ideia da visão do observatório submarino (imagem web e meramente ilustrativa)



Operação de colocação do túnel de acesso submarino (imagem meramente Ilustrativa)







Nenhum comentário:

Postar um comentário