Projeto Abramar

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TIPOS DE EMBARCAÇÕES

A partir do seculo XV o comercio marítimo proporcionou uma corrida a construção de embarcações cada vez mais preparada para as adversidades dos mares e dos seres humanos. Barcos de carreira e de linha cada vez maiores e equipados com artilharia pesada, foram desenvolvidos por Portugueses, ingleses, espanhóis e toda a nação em franco crescimento. 

Abaixo alguns desses vasos de guerra e comercio.


Galera sec XIV


Barco Viking

Caravela

A caravela foi aperfeiçoada durante os séculos XV e XVI. Tinha inicialmente pouco mais de 20 tripulantes. Era uma embarcação rápida, de fácil manobra, capaz de bolinar e que, em caso de necessidade, podia ser movida a remos. Com cerca de 25 m de comprimento, 7 m de boca (largura) e 3 m de calado deslocava cerca de 50 toneladas, tinha 2 ou 3 mastros, convés único e popa sobrelevada.

Manifesto (Carga) de proa de uma Caravela



Manifesto (Carga) de uma Caravela




HMS Victory Royal Navy. Lançado em 1765
Deslocamento3. 500 ton.
Comprimento69 m
Boca15 m
Calado8.8 m
Propulsão6 velas
Velocidade9 nós

Um galeão é um navio a vela que possui quatro mastros de alto bordo, armado em guerra, frequentemente utilizado no transporte de cargas que possuíam alto valor na navegação oceânica entre os seculos XVI e XVII. Alguns tinham 1200 toneladas e 40 bocas de fogo. 


O navio de linha ou nau de linha era um tipo de navio de guerra, em serviço desde o seculo XVII até meados do seculo XIX. Este tipo de navio era simplesmente um navio suficientemente forte e bem armado que destinava-se a ser empregue em linha de batalha - tática naval na qual duas linhas de navios adversários manobravam de modo a poderem usar o maior número possível dos seus canhões




As carracas eram navios de velas redondas e borda alta, e possuíam três mastros. Os primeiros exemplares tinham uma capacidade de 200 a 600 toneladas, mas na época em que os portugueses as utilizaram na carreira da Índia atingiu valores de 2000 toneladas.


Navio 1 coberta

Navio 2 cobertas

Navio 3 cobertas
Tipos de cobertas



Informações - ABRAMAR


Informações - ABRAMAR


Linhas de batalha britânica e dinamarquesa, na Batalha de Copenhaga, em 1801

Junco Chines sec. XII

Navio Romano

Replicas de Naus





Navios Portugueses, 1823 independência da Bahia

Navios na baia de todos os santos
Nota Abramar: As informações acima poderão ser questionadas e inseridas novas informações pelos visitantes deste blog



Victória foi uma nau comandada por Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcaro. O navio foi um dos cinco barcos que iniciaram a primeira volta ao mundo. O nome vem da igreja de Santa Maria de lá Victoria de Triana, onde Magalhães jurou servir o rei Carlos I. Diz a tradição que o navio Victoria foi construído nos estaleiros de Zarauz (País Basco), tornando-se o primeiro navio a circunavegar o globo

Texto Museu Naval de Barcelona:

Nau La Santa Maria de Lá Victória primeiro barco a completar uma volta ao mundo. Fazia parte de um frota de 5 embarcações com 250 homens em 1519 zarpou da Espanha comandada por Magalhães. (Minha visita ao Museu de Barcelona em 2016







Modelo (replica) da Galera real de Don Juan de Áustria 1571 Minha visita ao Museu Naval de Barcelona 2016).


   Nau Espanhola no Museu Naval de Barcelona (Minha visita ao Museu naval de Barcelona 2016)


Embarcações Espanhola no Museu Naval de Barcelona (Minha visita ao Museu Naval de Barcelona 2016)