Projeto Abramar

Projeto Abramar

EVOLUÇÃO DO MERGULHO


A enorme atração do homem pelo desconhecido proporcionou a evolução do mergulho ao longo dos tempos, diversas ideias foram desenvolvidas e testadas, algumas deram certas, mais outras não, ocasionando muitas vezes perdas de vidas humanas, seja, no  mergulho amador ou profissional como na construção de cais, exploração de petróleo, no uso militar e na pesquisa e resgate de embarcações, entretanto, todos estas ideias contribuíram para essa evolução.

Os Equipamentos utilizados há 300 anos AC e os mais atuais, serão mostrados nesta pagina.


O sino de mergulho, já conhecido na antiguidade e que poderia ter sido o aparelho em que Alexandre mergulhou, não evoluiu até ao século XVIII, havendo notícias da sua utilização em trabalhos de certa envergadura como, por exemplo, a exploração dum navio da Invencível Armada, em 1655, na ilha de Mull.

Relatos históricos descrevem atividades de mergulho desde 4.500AC para a busca de pérolas, conchas, mercadorias e peças valiosas naufragadas e na sabotagem de navios inimigos - há descrições deste tipo de operação sob as ordens de Xerxes em 400AC.

     

Por volta de 1820 o inglês John Dean inventa o capacete de mergulhador e o seu compatriota Augustus Siebe, dando origem a uma empresa construtora de material de mergulho que ainda hoje se mantém - a Siebe & Gorman, Ltd- criou o primeiro escafandro não autónomo, hoje mais conhecido por "pé de chumbo", baseando-se ao fim e ao cabo no aligeiramento do sino de mergulho.






Equipamentos modernos utilizados atualmente por mergulhadores profissionais em operações de plataforma de petróleo, construção de cais, pontes e afins. Este equipamento permite a comunicação com a superfície e ou com outro mergulhador.











Mergulhador Profissional preparado para um mergulho utilizando uma mascara com fonia para a comunicação com a superfície e outro mergulhador 






Equipamentos básicos para o mergulhador autônomo utilizados nos tempos atuais, roupa, colete equilibrador, válvula reguladora, marcador de profundidade, relógio, mascara, nadadeiras, bota, luvas e garrafas para mergulhos (escafandros)



 Os ROVs são minissubmarinos de observação do fundo do mar à distância, equipados com câmeras de vídeo e sensores. Eles são operados por controle remoto. Em terra firme ou dentro de uma embarcação, o piloto vê por onde o robô submarino passa, através das imagens geradas pelo ROV, que são transmitidas em tempo real em um monitor de TV.

 



















Fontes: http://www.angelfire.com/az/amdiver/Estoria.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandre,_o_Grande
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rov