Projeto Abramar

Projeto Abramar

sexta-feira, 13 de maio de 2011

CPMAR - O projeto

O Centro de Pesquisas Marítimas  CPMAR é uma entidade de direito privado, a ser fundada com o objetivo de preservar o patrimônio da costa marinha brasileira, em especial a costa baiana, através de ações voltadas para a proteção de seus recursos naturais a valorização e a manutenção de seus sítios históricos submarinos e culturais.

O estado da Bahia possui o maior litoral do país, assim como a maior baía. A riqueza de sua biodiversidade marinha e de seus recursos naturais subaquáticos é admirável, tendo como exemplos desta riqueza o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (sul da Bahia), as Áreas de Proteção Ambiental da Plataforma Continental (litoral norte) e da Baía de Todos os Santos.


Na costa baiana se desenvolveu o intenso contato marítimo durante o período de colonização do Brasil, sendo transportadas pessoas e mercadorias. Diversos naufrágios ocorridos ao longo dos séculos são testemunhos dessa história. O volume de investigações científicas acerca de toda essa gama de conhecimento do mundo submarino no litoral baiano não corresponde, contudo, ao potencial existente. 

O projeto do Centro de Pesquisas Marítimas  CPMAR nasceu assim a partir desta constatação, visando constituir uma instituição dedicada à estas investigações e tendo como principal missão reverter este quadro.

A CPMAR é uma entidade com finalidade científica e cultural que tem como objetivos aprofundar o conhecimento, preservar e divulgar o patrimônio natural e cultural do ambiente marinho, com foco nas áreas de ciências naturais, sociais, cultura, meio ambiente, navegação e turismo, promovendo, coordenando e realizando projetos de pesquisa, desenvolvimento de estudos e execução de serviços nos meios sobre e subaquáticos, em parceria com universidades, fundações, associações e instituições científicas públicas e privadas.



A PROPOSTAS

Algumas de nossas propostas são: participar da reabertura do Forte São Marcelo, que será promovida pela superintendência regional do Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional – IPHAN/BA, implantar o primeiro Centro de Pesquisas Marítimas na baía de todos os santos e participar do desenvolvimento do primeiro Oceanário da Bahia. 

Sua participação pode ser efetivada como pessoa física ou jurídica nas categorias: sócio fundador, sócio efetivo, sócio colaborador e sócio benemérito

Nota: Este trabalho não tem o objetivo de denegrir a imagem de qualquer nação e pessoas que tenham navegado nestas águas.


CPMAR

César Freitas
Coordenador
Mergulhador Profissional e Pesquisador
Cesarfreitas57@gmail.com
(71)99165-3657

4 comentários:

  1. O IPHAN lançou pela 2º vez edital para a recuperação estrutural do FORTE DE SÃO MARCELO e não apareceu nenhuma empresa para apresentar proposta.

    Em 2000, antes da ocupação da fortaleza pela ABRAF, fiz diversas advertências através da imprensa em relação a necessidade urgente desta recuperação, mais mesmo assim, a fortaleza foi ocupada, segundo o IPHAN nova licitação será lançada, vamos torcer para que der tempo antes que literalmente ela venha a TOMBAR...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Cezar!!!
    Infelizmente a memória cultural da Bahia nunca foi levada a sério...
    E so andar pelo centro histórico, e o que se vê sao ruínas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo, bem vindo a bordo, desculpe a demora em responde. Verdade, basta dar uma volta no centro histórico pra notar isso, mais, se depender da gente essa história vai vir a tona

      Excluir
  3. Olá meu amigo, bem vindo a bordo, desculpe a demora em responder. Verdade, basta dar uma volta no centro histórico pra notar isso, mais, se depender da gente essa história vai vir a tona

    ResponderExcluir